Saudação ao Sol – Surya Namaskar

Criada pelos antigos mestres para celebrar a natureza, o Surya Namaskar (lê-se Súria Namaskár) ou Saudação ao Sol, é uma das mais populares sequências de movimentos do Yoga.
A milenar sabedoria indiana nos ensina que o Sol é o coração do nosso mundo. Não só do mundo material, gerando luz, energia e calor para a Terra, mas também do mundo espiritual. Segundo os antigos mestres yogues, todas as pessoas têm uma espécie de “sol interior“, que pode ser interpretado como nosso espírito  e que deve estar sempre em contato com o Sol exterior, a força capaz de integrar todos os homens por meio de sua luz, poder e grandeza. Por tudo isso, nada mais justo do que celebrar todos os dias o nascer e o pôr-do-sol. E justamente com esse intuito foi criada o Surya Namaskar, ou Saudação ao Sol, uma das mais célebres sequências do Yoga.

Trata-se uma sequência de 12 posturas dinâmicas executadas na forma de Vinyasa (seqüência encadeada de posturas que são feitas acompanhando a respiração)  que alternam flexões para frente e para trás, provocando um profundo alongamento em todo o corpo. É usado como aquecimento, como desaquecimento ou como substituto para outras posturas de alongamento quando não dispomos de tempo para executá-las. É um processo combinado de exercícios e respiração.
É a mais perfeita coreografia dentro do Hatha Yoga. A prática regular é a maneira mais rápida para se alcançar um corpo flexível. Quando se está agitado deve ser feito mais lento, quando se está com preguiça faz-se mais rápido. Pode ser executado por crianças, adultos e idosos.
Ao iniciar a série, a pessoa percebe uma certa dificuldade provocada pela tensão muscular, pela rigidez dos tendões e por depósito tóxico nas articulações. Rigidez, falta de coordenação e tendências ao cansaço, todos estes sintomas podem ser ultrapassados através da prática vagarosa e constante, dando ênfase à consciência e ao relaxamento em cada postura.
A regra geral da respiração é inalar sempre que flexionar o corpo para trás, devido à expansão do peito, e exalar quando flexionar para frente, devido à compressão do peito e do abdômen.
 A hora ideal para se praticar Surya Namaskar é pela manhã ao nascer do sol, já com os intestinos vazios e banho tomado; se possível, ao ar livre, para receber a energia solar que é muito importante para o nosso corpo. Se não puder fazê-lo pela manhã, um outro horário muito bom é à tardinha, antes do jantar, pois Surya Namaskar estimula Jataragni,o fogo digestivo.
Pode ser praticado no período menstrual e embora muitos problemas da coluna vertebral possam ser aliviados com esta prática, é interessante consultar um médico antes de começar a praticá-la.
O Dr. Dean Ornish no seu livro Salvando seu Coração, que sugere um amplo programa científico para prevenir e reverter doenças do coração, naturalmente, sem cirurgias e sem remédios inclui o Yoga e o Surya Namaskar até 3 vezes, diariamente. Ressalta a importância de estar atento em como você se sente e alongar-se de acordo com isso, e não como você acha que “deveria” estar fazendo. Como na estória da tartaruga e do coelho, ir devagar mas com firmeza traz a vitória da corrida.
OS OBJETIVOS DA SAUDAÇÃO AO SOL SÃO:

-Sincronizar os asanas com a respiração para aguçar a mente.
-Proporcionar o aquietamento das emoções e dos pensamentos, preparando o praticante para o Sadhana, facilitando a prática.
-Fortalece o corpo, os músculos se tomam mais fortes, e a coluna mais flexível.
-Aumenta a saúde geral, estimulando as glândulas adrenais e o timo, produzindo uma sensação de leveza e felicidade revelando a força interior.
– Tem enorme efeito sobre os nervos e mente.
-Coração e pulmões se fortalecem, enquanto a circulação melhora, juntamente com a capacidade respiratória e se corrige a respiração. (Respiração profunda, completa)
-Tonifica acentuadamente os órgãos digestivos e melhora o processo de eliminação, digestão e prisão de ventre.
-Melhora o cansaço e dores na coluna.
-Quando praticado pela manhã acaba com a sonolência e desanuvia o cérebro.
-Executado à noite, antes de dormir, os doze movimentos acalmarão a mente e ajudarão a vencer a insônia.
-Reduz a gordura abdominal.
-É uma pratica ideal para que as pessoas recobrem a elasticidade perdida.
-Distende vários ligamentos devido aos diferentes movimentos da coluna vertebral.
-Melhora de modo geral a força e a vitalidade do corpo.
-Purificação do organismo através da sudorese.
-Alongamento da musculatura posterior das pernas e tronco.
-Fortalecimento dos músculos dos braços e peito.
-É a base para equilibrar a energia no canal Pingala Nadi, por isso chamada de Técnica de Revitalização Solar.